Funcionamento dos Cursos de Graduação da UFSC

O funcionamento dos Cursos de Graduação da UFSC são normatizados pela Resolução 017/CUn/1997, que você encontra no link abaixo:

Resolução-17

Os planos de ensino das disciplinas de graduação são regidos pela resolução 03/CEPE/84.

Resolução-03/CEPE/84

.

Registros Acadêmicos

O sistema de matricula do curso é feito on-line pelo discente e coordenado pelo Departamento de Assuntos Estudantis – DAE vinculado a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação que tem a função de coordenar a programação, o registro e o controle das atividades acadêmicas dos cursos de Graduação. Compete ao DAE: (http://www.cagr.ufsc.br/arvore.xhtml?treeid=10) Os registros acadêmicos do curso são regidos e estão especificados na resolução 017/CUn/94, capitulo IV e seus artigos 69 74.

I – Auxiliar na elaboração do Planejamento Integrado da Pró-Reitoria Ensino de Graduação;

II – Proceder a matrícula dos alunos de graduação;

III – Promover a programação e o controle da atividade escolar;

IV – Promover o registro e controle acadêmico dos alunos de graduação;

V – Fornecer documentação relativa à vida acadêmica (atestados, certidões, diplomas, guia de transferência, identidade estudantil e outros);

VI – Participar da execução do processo de avaliação do sistema educacional;

VII – Executar atividades inerentes à área delegadas pela autoridade competente.

Os Departamentos e coordenações de curso organizam a grade de disciplinas estabelecendo sua oferta, horário e local onde serão ministradas e o envio dos conceitos e freqüência dos acadêmicos. No sistema de controle acadêmico da graduação – CAGR são disponibilizadas estas informações para a matricula a cada semestre com o controle de notas e pré-requisitos.

O CAGR utiliza certificados digitais nas suas telas de identificação. O calendário acadêmico da universidade determina os períodos de matricula, ajuste de matricula e a publicação do desempenho dos acadêmicos.

O professor registra a freqüência, para cada aula, em formulário próprio, fornecido pelo DAE. O aproveitamento nos estudos será verificado, em cada disciplina, pelo desempenho do aluno nas avaliações das diferentes atividades previstas e realizadas, frente aos objetivos propostos no plano de ensino e o controle de freqüência, que são registrados em formulários próprios fornecidos pelo DAE.

Os professores disponibilizam os conceitos ao departamento de Ensino onde a disciplina é vinculada e estes enviam ao DAE. O curso disponibiliza informações sobre a grade curricular do próximo semestre e os pré requisitos. Todas as avaliações serão expressas por notas de 0 (zero) a 10 (dez), não podendo ser fracionadas aquém ou além de 0,5 (zero vírgula cinco). A nota mínima de aprovação em cada disciplina é 6,0 (seis vírgula zero).

O rendimento escolar será avaliado pelo aproveitamento do aluno, envolvendo aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor, através de instrumentos de avaliação, tais como: observação dos professores; trabalhos de pesquisa individual e coletivos; provas escritas, com ou sem consulta; entrevistas e argüições; resolução de exercícios; execução de experimentos ou projetos; relatórios referentes aos trabalhos, experimentos, visitas e viagens; trabalhos práticos; diário de campo; seminários; resenhas e ou fichamentos de livros ou artigos; memorial das disciplinas; outros instrumentos que a experiência pedagógica indicar. Os instrumentos de avaliação deverão ser variados e utilizados como meio de verificação que, combinados com outros, levem o aluno ao hábito da pesquisa, à reflexão, a iniciativa e à criatividade.

O professor e alunos matriculados numa disciplina têm acesso e comunicação pelo Fórum de graduação da UFSC que tem o objetivo de contribuir no intercâmbio de informações e conhecimentos entre professores, graduandos e coordenação do curso. O professor pode usar igualmente o sistema Moodle para cursos presenciais da UFSC que se constitui num Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem de apoio aos cursos presenciais facilitando a troca e envio de informações entre os alunos e professores.

Os históricos escolares parciais e o final são emitidos pelo DAE onde constam as disciplinas matriculadas, em cada semestre, seus códigos e cargas horárias, com os respectivos resultados finais de desempenho.