Perfil do Curso de Zootecnia

Santa Catarina é responsável por mais de 25% da produção e exportação da carne de frangos e de suínos brasileira. A crescente produção e importância econômica, a nível estadual e nacional, destas espécies, dentre outras como bovinos de leite, de corte, ovinos, eqüinos, bufalos, coelhos, chinchilas, marrecos, perus, codornas, avestruzes, emas geram a demanda de profissionais para atuar na melhoria da qualidade e produtividade destes setores. A Zootecnia – Ciência e Tecnologia de Criar Animais – é a base da formação do Zootecnista deste curso, procura-se prepará-lo cientifica e tecnologicamente para atuar na geração e difusão de tecnologias referentes à produção, alimentação, melhoramento e profilaxia de animais úteis ao homem, assim como, no planejamento e a administração de sistemas de criação e produção de animais. Na sua formação busca-se valorizar os princípios de sustentabilidade na obtenção de produtos de qualidade, com valor agregado e de mercado, respeitando o bem estar dos animais e o ambiente. O Zootecnista formado pela UFSC tem habilitações para atuar nas Cadeias Agroindustriais de Aves, de Suínos e de outras espécies, assim como, na Cadeia de Carnes, do Leite e de Rações, no Planejamento, Consultoria e Assistência Agropecuária; na Gestão Empresarial, Marketing e do Agronegócio, na Docência, Extensão e Pesquisa dentro da sua área de formação.

O Curso de Graduação em Zootecnia da UFSC tem como objetivos:

1)Orientar e capacitar o Zootecnista, enfatizando uma visão  inter e multidisciplinar dos fatores, desafios e demandas que envolvem a ciência e tecnologias para criar e produzir animais uteis ao homem.

2)Formar Zootecnistas com um diferencial qualitativo no pensar e agir a partir de um sólido embasamento teórico-prático respeitando  as habilidades e competências científico-tecnológicas previstas nos campos de saber das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Zootecnia.

3)Preparar o Zootecnista para atuar no planejamento e na administração de Sistemas de Produção de Animais considerando os princípios de sustentabilidade e processos que visem à obtenção de produtos de qualidade, com valor agregado e de mercado, respeitando o bem estar dos animais e o ambiente.

4) Promover a formação de profissionais éticos com atitudes propositivas e condizentes com o desenvolvimento sócio-econômico do Estado e do Pais onde a Produção Animal  esteja inserida.

5)Oferecer a possibilidade de formação de profissionais na área de Produção Animal numa região do Estado que não possui curso de Zootecnia, minimizando distâncias e custos para a sua formação.

Para alcançar o perfil e objetivos do curso de Zootecnia da UFSC foi elaborado um currículo que procura contemplar a realidade estadual e nacional, as competências e habilitações profissionais.

As diciplinas e atividades estão inseridas e distribuidas nos campos de saber previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Zootecnia (Resolução n°4 de 2/2/2006, DOU de 3/2/2006 paginas 35 e 36).

As diretrizes curriculares contemplam a formação em campos de saber da: 1) Morfofisiologia; 2) Profilaxia e Higiene; 3) Ciências Exatas e Aplicadas; 4) Ciências do Ambiente; 5) Ciências Agronômicas; 6) Ciências Econômicas e Sociais; 7) Nutrição, Alimentação e Industrialização; 8 ) Produção Animal; 9) Genética, Melhoramento e Reprodução Animal e 10) Estágios Supervisionados e TCC.

Procura-se realizar durante o curso e principalmente nas disciplinas profissionalizantes além de diferentes atividades teóricas e aulas práticas, viajens de estudos e visitas técnicas em empresas e propriedades rurais, visando estimular o acadêmico a integrar os conteudos técnicos teóricos recebidos à complexidade dos fatores que envolvem os processos de produção de animais, seus impactos econômicos, sociais e ambientais.

A partir de um currículo mais flexivel (escolha de disciplinas complementares e outras atividades complementares), carga horária formal mais sucinta (no semestre e semanal) e uma maior concentração de atividades em um turno (fases impares de manha e pares à tarde) procura-se oferecer espaço para que o acadêmico possa, além da formação adquirida nas disciplinas e atividades obrigatórias, participar de outras atividades complementares de ensino, pesquisa, extensão e culturais que contribuirão para sua formação técnica e o desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades individuais.