Perfil do Egresso

O Zootecnista formado pela UFSC será um profissional com sólida base de conhecimentos e habilidades científico-tecnológicas na área de criação e produção animal. Deverá ter uma visão sistêmica da realidade com habilitação no sentido de adotar e difundir os princípios, processos e técnicas que visem uma Produção Animal equilibrada. Ser um gerador e difusor de tecnologias referentes à criação, manejo, melhoramento genético, nutrição e alimentação, profilaxia das diferentes espécies de animais domésticos uteis ao homem. Ser um empreendedor, um agente de desenvolvimento rural, dotado de consciência ética e visão crítica da conjuntura social, política, ambiental, cultural e econômica do País e do Estado de Santa Catarina.

Habilidades do Zootecnista:

I.Planejar, gerenciar, assistir sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais, agregando valores e otimizando o uso de recursos e tecnologias sociais e economicamente adaptáveis.

II.Atender a sociedade quanto à qualidade e segurança dos produtos de origem animal, promovendo o bem-estar, a qualidade de vida e a saúde pública.

III.Viabilizar sistemas alternativos de produção animal e comercialização de seus produtos ou subprodutos, em comunidades à margem da economia de escala.

IV. Pensar os sistemas produtivos de animais contextualizados pela gestão dos recursos humanos e ambientais. V.Trabalhar em equipes multidisciplinares, dentro dos limites éticos impostos pela sua capacidade e consciência profissional.

VI. Desenvolver tecnologias, conhecimentos científicos, diagnósticos em sistemas produtivos de animais. VII.Promover as atividades da Zootecnia, nos meios de comunicação e na interação com outros profissionais.

VIII. Desenvolver, administrar e coordenar programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, nos campos da sua formação acadêmica.

IX. Atuar como empreendedor e pró-ativo, auxiliando e motivando a transformação social.

X.Conhecer, interagir e influenciar decisões de agentes e instituições na gestão de políticas setoriais em seu campo de atuação.

Competências específicas do Zootecnista:

I.Fomentar, planejar, coordenar programas de melhoramento genético de animais de interesse econômico e de preservação, visando a produtividade, equilíbrio ambiental e a biodiversidade.

II.Atuar na nutrição e alimentação animal, suprir suas exigências, com equilíbrio fisiológico, visando aumentar a produtividade e o seu bem-estar.

III. Responder pela formulação, fabricação e controle de qualidade das rações para animais.

IV.Planejar e executar projetos de construções rurais, formação e/ou produção de pastos e forrageiras e controle ambiental.

V.Pesquisar e propor formas de utilização dos animais silvestres e exóticos, visando sua preservação e aproveitamento econômico.

VI. Administrar propriedades rurais, estabelecimentos industriais e comerciais ligados à produção, melhoramento e tecnologias animais.

VII. Avaliar e realizar peritagem em animais, com fins administrativos, de crédito, seguro e judiciais e elaborar laudos técnicos e científicos no seu campo de atuação.

VIII. Planejar, pesquisar e supervisionar a criação de animais de companhia, esporte ou lazer, buscando seu bem-estar, equilíbrio nutricional e controle genealógico.

IX. Avaliar, classificar e tipificar carcaças de animais, em todos os seus estágios de produção.

X. Responder técnicamente pela implantação e execução de rodeios, exposições, torneios e feiras agropecuárias.

XI. Executar julgamento, supervisionar e assessorar inscrição de animais em sociedades de registro genealógico, exposições, provas e avaliações funcionais e zootécnicas.

XII. Realizar estudos de impacto ambiental, para implantação de sistemas de produções de animais.

XIII. Desenvolver técnicas de criação, transporte, manipulação e abate, visando o bem-estar animal e produtos de origem animal com qualidade, segurança alimentar e economia.

XIV. Atuar na difusão, informação e comunicação especializadas em zootecnia, esportes agropecuários, lazer e terapias humanas com uso de animais.

XV. Assessorar programas de controle sanitário, higiene, profilaxia e rastreabilidade animal, públicos e privados e XVI. Responder por programas oficiais e privados em instituições financeiras e de fomento a agropecuária, elaborando projetos, avaliando propostas, realizando perícias e consultas.

Perspectivas e possibilidades de inserção profissional do egresso

A Zootecnia é extremamente dinâmica e está em constante evolução. O mercado de trabalho para o Zootecnista deve ser avaliado, não somente pelo efetivo dos rebanhos que o País e o Estado de Santa Catarina possuem ou mesmo pelo volume dos produtos gerados da agropecuária, que tem sido crescentes e expressivos, mas também pela complexidade de nosso mercado agroindustrial nos seus diferentes níveis.

As constantes mudanças no panorama econômico mundial, a crescente concorrência entre os mercados reflete-se nos países e no campo de trabalho assim como na demanda de profissionais adequados a esta realidade.

A nova dinâmica da agropecuária, as maiores facilidades de intercâmbio científico e tecnológico no setor agroindustrial, a estrutura rural característica do Estado de Santa Catarina, na sua maioria unidades familiares de produção, a formação das Agroindústrias, entre outros aspectos, remetem a necessidade de profissionais com capacitação à análise e participação nos vários elos que compõem a cadeia alimentar, ou seja, tecnologia/ insumos/ produtor/ fornecedor/ processador/ distribuidor/ consumidor.

Este potencial e necessidade crescente do mercado por um profissional capaz de atuar em diferentes segmentos da cadeia produtiva é que nos sinaliza e indica as diretrizes de sua formação e as potencialidades de sua inserção no mercado de trabalho em diferentes atuações previstas na sua capacitação.