Sistema de avaliação do processo de ensino e aprendizagem

O sistema de avaliação, como parte do processo de ensino/aprendizagem do curso de Zootecnia é realizado através de diferentes metodologias de avaliação de acordo com o conteúdo e especificidade de cada disciplina. Entre elas estão previstas avaliações teóricas escritas ou orais, avaliações de aulas práticas, de atividades em grupo, exercícios práticos, assim como relatórios de atividades complementares, de viajens e visitas técnicas, de trabalhos na biblioteca, apresentações de seminários, defesas de trabalhos individuais ou em grupo, monografias e análise de artigos, relatórios de estágios curriculares e extracurriculares, de visitas técnicas e viagens de estudos realizadas em Empresas e Criações ligadas a Produção Animal. A verificação do alcance dos objetivos, nas atividades, de cada disciplina, é realizada progressivamente durante o período letivo, seguindo os instrumentos e critérios de avaliação previstos no plano de ensino.

A cada semestre o plano de ensino de cada disciplina é aprovado pelo Departamento de Ensino responsável pela sua oferta ao Curso e pelo colegiado do Curso que analisa a sua adequação à concepção e objetivos do Curso. Este plano é apresentado pelo professor aos estudantes no inicio de cada semestre letivo, no formato impresso e/ou digital (Forum de graduação e Moodle). Neste plano constam os horários das aulas teóricas e práticas, pré-requisitos, professor responsável e professores colaboradores, ementa, objetivos, programa de aulas e seus conteúdos, bibliografia básica e complementar assim como as atividades, datas e formas de avaliação.

A verificação do aproveitamento e do controle da freqüência às aulas é de responsabilidade do professor, sob a supervisão do Departamento de Administração Escolar, que fornece o formulário próprio onde é registrada a freqüência e o conceito final. Na Resolução 017/CUN/97 estão previstos os prazos para recuperação de conteúdos ou avaliações, revisão de conceitos, tratamentos a domicilio, especiais, incapacidades temporárias ou especificas e outros que são determinados em calendário acadêmico anual da PREG/UFSC aprovado pelo Conselho Universitário.

A coordenadoria do curso orienta para que a avaliação das disciplinas do curso tenha caráter continuado através da realização de etapas de avaliação durante o semestre letivo. Situações especiais também são consideradas, por exemplo, quando o objetivo da disciplina é a elaboração de um projeto (PCC, Projetos técnicos específicos) ou a realização de estágio, quando a apresentação de um relatório final é documento necessário para verificação do desempenho do estudante. Os processos de avaliação podem ser realizados em grupo ou individualmente (seminários, relatórios, provas, entre outros), dependendo do que foi proposto pelo professor e apresentado aos alunos no inicio das aulas no plano de ensino da disciplina.

As disciplinas devem ser lecionadas tendo como foco o desenvolvimento criativo do aluno além de se incentivar o seu poder de expressão e comunicação. As avaliações devem ser realizadas tendo estes princípios como base, para observar os seguintes aspectos: capacidade de aprendizagem dos conteúdos, análise crítica, responsabilidade, raciocínio, capacidade de comunicação oral e escrita, criatividade, presença em sala de aula, participação, postura e cooperação. O processo de avaliação do desempenho discente deverá: a) incluir instrumentos que identifiquem a aplicação/potencialização dos conhecimentos adquiridos pelo aluno, na solução de situações-problema propostas; b) prover os futuros profissionais de mecanismos e recursos que lhes possibilitem realizar as aprendizagens em níveis crescentes de desenvolvimento e complexidade.

A nota mínima de aprovação nas disciplinas é 6,0 (seis vírgula zero) O desempenho final do discente leva em conta todas as atividades previstas na disciplina e a freqüência minima (75%) as aulas ou atividades. Resolução 017/CUN/97 da UFSC.