Sistema de avaliação do projeto do curso

A implantação do projeto do Curso e das atividades previstas no seu PPC está diretamente relacionada com o empenho do corpo docente em elevar e garantir a qualidade do curso, através das aulas e das atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão por eles coordenados. Assim como, da estrura disponível e do incentivo, estimulo e técnicas de aprendizado adotadas. Além do comprometimento com os objetivos, diretrizes e princípios do PPC, em harmonia com o PDI e o PPI da UFSC.

Os acompanhamentos das práticas de ensino e da implantação da proposta pedagógica são importantes, necessárias e estão previstas como atividades do colegiado do curso e do núcleo docente estruturante – NDE, criado pelo Colegiado de Curso, com portaria do Diretor do Centro de Ciências Agrárias. O NDE tem entre outras funções, realizar avaliações periódicas do curso com o objetivo de verificar a adequação do PPC às diretrizes curriculares, de detectar falhas na implantação do mesmo, de apresentar propostas de correção e melhoramento deste ao colegiado do curso. O processo de avaliação da implantação do PPC deve servir de retroalimentação ao projeto do curso, permitindo atualizações mediante a relação com os docentes, discentes, egressos e setor produtivo.

O sistema de avaliação de implantação do projeto do curso de Zootecnia prevê em suas ações a avaliação didática dos docentes, das disciplinas e do curso. Os discentes das fases iniciais do Curso participaram do ENADE em 2010. Tem-se igualmente analisado, nas fases já implantadas, o desempenho dos discentes procurando realizar os ajustes e adequações possíveis. Procura-se desde a primeira fase informar aos discentes com maior dificuldade de aprendizado, os meios e programas da UFSC para auxiliá-los a superar suas dificuldades pessoais (ajuda de monitores, alunos de pós-graduação com bolsas REUNI, oferta de aulas de reforço pela UFSC)

O sistema de auto avaliação entre outras atividades, prevê a aplicação de um documento de avaliação com a identificação do docente, da disciplina avaliada. Este documento prevê a avaliação de 21 itens, onde o discente escolhe para cada item uma entre 6 alternativas a ser assinalada com um X: (1)Muito fraco/muito pouco; 2)Fraco/pouco; (3)Regular; (4)Bom/bem; (5)Muito bom/muito bem; (6)Não sei/não se aplica e no final  há um espaço para acrescentar comentários.

Os itens referentes a avaliação didático-pedagógica do Professor são:

1. Cumpre o programa e objetivos da disciplina;

2. Há coerência entre os objetivos propostos e os conteúdos das aulas;

3. Demonstra possuir domínio do conteúdo ministrado;

4.Os conteúdos são ministrados de forma clara;

5. Mantém continuidade lógica dos conteúdos administrados;

6. Suas aulas estimulam a participação dos alunos;

7. A forma de ensinar estimula o interesse pela matéria;

8. Os critérios de avaliação são compatíveis às aulas;

9. A bibliografia indicada ajuda na compreensão do conteúdo ministrado;

10. Os trabalhos propostos contribuem para aprendizagem dos conteúdos;

11. Mostra-se disposto a resolver dúvidas em aulas;

12. É acessível para atendimento dos alunos;

13. É assíduo;

14. Respeita os horários estabelecidos

Os itens referentes a avaliação prática dos alunos são:

15.Frequencia e permanência nas atividades presenciais

16. Assiduidade e seriedade nas atividades propostas em sala e extra classe

17.Relacionamento com o professor

18.Relacionamento entre os estudantes

Os itens referentes a avaliação da disciplina são:

19. A carga horária atribuída é adequada;

20. Os recursos audiovisuais e laboratoriais utilizados são adequados;

21. Há integração desta disciplina com as demais do curso;

22. Você considera esta disciplina importante para a sua formação

Os itens  referentes a avaliação geral do Curso:

23. Qual é a sua avaliação global para esta disciplina;

24. Como avalia a sua própria dedicação às atividades desta disciplina.

Espaço para (críticas, sugestões, observações) sobre o professor, a disciplina, as condições salas de aula, audiovisuais, laboratoriais.

O sistema de avaliação do processo de implantação do projeto do curso está previsto e será realizado de forma continuada. Além disso, têm sido analisado, nas fases já implantadas e  em andamento, o desempenho dos discentes procurando realizar os ajustes e adequações possíveis, para auxiliar os discentes com nível de aprendizado menos satisfatório (ajuda de monitores, bolsistas de pós graduação, oferta de aulas de reforço por bolsistas REUNI)