Procedimentos para a realização de Estágio

Estes procedimento se aplicam para estágios realizados no Brasil, para estágios no exterior clique aqui.

É recomendável  que antes do início do Estágio, tanto a Concedente quanto o Estagiário conheçam a legislação de estágio.

Todos os estágios, sejam eles obrigatórios ou não devem ser registrados no SIARE, sistema próprio da UFSC. O sistema é uma ferramenta importante de controle e de informações sobre os estágios e convênios. O acesso é pela matrícula e senha do aluno, as mesmas do CAGR.

Convênio

O convênio é a primeira etapa, algumas empresas já estão conveniadas, em outras é necessário primeiro firmar o convênio. O convênio é obrigatório para que a empresa/profissional possa receber estagiários e deve ser celebrado antes do início do estágio.

Para saber se a empresa/profissional possui ou não um convênio, você pode consultar dentro do SIARE pelo CNPJ da empresa ou CPF do profissional. Caso possua convênio e o período for igual ou superior ao período de realização do estágio, você já pode proceder o registro, pulando a etapa do convênio.

Caso a empresa/profissional não possua convênio, deve ser providenciado o mesmo antes do início do estágio, os modelos de Termos de Convênio podem ser encontrados AQUI. Eles devem ser encaminhados à UFSC, sempre em duas vias originais preenchidas com os dados e assinadas pelo representante legal e mais uma testemunha. Após as assinaturas por parte da UFSC, uma via volta para a empresa/profissional.

O envio do Termo de Convênio, deve ser feito para o seguinte endereço:

Universidade Federal de Santa Catarina
DIP/PROGRAD
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
Trindade – Florianópolis – Santa Catarina – Brasil

Registro do Estágio

Após o convênio, o estagiário deve acessar o SIARE e inserir a Solicitação de Registro de Estágio.

Preenchimento do TCE

O preenchimento do TCE (Termo de Compromisso de Estágio) é feito através do SIARE e é composto por várias janelas, cada uma é sobre um tipo específico de dado, todas as informações devem ser preenchidas uma única vez, então antes de iniciar o preenchimento, verifique as informações solicitadas e a orientação para o preenchimento de cada campo AQUI.

Ao fim do preenchimento é gerado o Termo de Compromisso de Estágio, que é enviado online ao Coordenador de Estágios do Curso e após a aprovação do mesmo, retorna online ao aluno para que o mesmo imprima e colete as devidas assinaturas no documento. O Coordenador também pode solicitar adequações ou indeferir estágios que não atendam a legislação vigente. O número de vias a serem impressas está discriminado no último artigo do Termo. Cada via fica com uma parte interessada: Aluno, Orientador, Supervisor, Representante Legal da Empresa, Coordenador de Estágios, etc. O estagiário tem 30 dias após o registro para encaminhar as vias assinadas às partes, sob pena de ter o estágio cancelado.

Relatório de Estágio

Após o término do estágio não obrigatório, o aluno deve preencher o RAENO, que é o relatório final do Estágio, seu preenchimento é obrigatório e o não preenchimento acarreta na impossibilidade de realização de um novo estágio. Após o preenchimento o relatório é enviado de forma online para o Coordenador de Estágios e após aprovação retorna ao aluno para impressão e coleta das assinaturas. O RAENO é preenchido também dentro do SIARE.

Para alunos que realizam o Estágio Curricular Obrigatório (disciplina ZOT7002, 10ª fase) é necessário também a apresentação de outro relatório, parte da avaliação da disciplina, esse relatório deve estar nos moldes da legislação do curso e é apresentado na disciplina ZOT7001 – Projeto de Conclusão do Curso.

Rescisão

Caso o estágio, por qualquer motivo seja rescindido, tal procedimento é feito através do SIARE, na página: Estágios em Andamento.

Nessa página você também pode acompanhar o estágio e verificar os dados do seu estágio.

Alterações  de informações

Quando houver alteração em dados como valor da bolsa, orientador, supervisor, plano de atividades ou apólice de seguro é necessário o preenchimento do Termo Aditivo do TCE, que pode ser obtido aqui. Deve conter 05 vias, uma para cada parte interessada.

Emissão de Certificado

Caso o aluno queira requerer um certificado de que realizou um estágio, o mesmo deve apresentar a ficha de avaliação do supervisor e o requerimento de certificado.